No sábado, dia 26, foi realizada uma mobilização das equipes de Imunização e do setor administrativo da Vigilância em Saúde, com o objetivo de ampliar o alcance da Campanha de Vacinação contra a Influenza em nosso município. A ação, sob a coordenação da enfermeira Janete, percorreu postos de combustíveis, supermercados e comércios da cidade, facilitando o acesso do público-alvo à vacina.
A mobilização faz parte de um conjunto de ações de prevenção promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, buscando proteger a população e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. Aqui estamos com aumento expressivo no número de atendimentos, o que reforça ainda mais a importância de intensificar a vacinação e as medidas de prevenção.
Além da busca ativa realizada no sábado, outras estratégias já foram desenvolvidas, como a vacinação dos funcionários do hospital e da Secretaria de Saúde, plantão de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), vacinação volante no centro da cidade, farmácias e supermercados, vacinação nas aldeias indígenas do município, vacinação dos funcionários da Secretaria de Obras, vacinação no Lar de Idosos e vacinação dos pacientes acamados atendidos pelas equipes do ESF Beira Rio e do ESF Jerson Gonçalves de Matos.
Campo Grande, inclusive, decretou estado de emergência devido à lotação dos hospitais e à falta de vagas em leitos. Essa situação alerta para a necessidade de seguirmos atentos e fortalecendo as ações de saúde em nosso município.
A secretária municipal de Saúde, Kellen Venciguer, destacou a importância da mobilização, agradeceu o empenho de todos os profissionais envolvidos e reafirmou o compromisso da gestão em seguir trabalhando para garantir o acesso à saúde e à imunização. Segundo ela, “nós estamos intensificando as ações de prevenção para que a gente não chegue na superlotação dos leitos e que a situação não saia do controle, e estamos fazendo isso principalmente através da vacina”.
#vacinacao #saude #prefeiturademiranda