Seis mulheres vítimas de violência são atendidas atualmente pelo Centro de Referência da Assistência Social (Creas), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho. São mulheres vítimas de diversos tipos de violência, como a psicológica, a física e até mesmo a sexual.

O número pode ser considerado subnotificado, ou seja, há muitos outros casos de mulheres que são vítimas de diversos tipos de violência, mas que não são assistidas pelas instituições, ou porque não denunciam, ou porque, em grande parte dos casos, elas nem se deem conta de que são violentadas.

O tema da violência contra a mulher mobiliza a campanha Agosto Lilás que, em Miranda, desenvolveu ações por todo o mês de agosto, finalizando com uma caminhada nas ruas centrais da cidade e palestras educativas na segunda-feira, 28.

Com a participação dos idosos e idosas do Programa Viva Mais, panfletos informativos foram distribuídos no comércio central de Miranda, levando informação sobre a importância de todos no enfrentamento à violência contra a mulher.

A caminhada foi em direção à sede do Cras (Centro de Referência da Assistência Social). Com a presença da secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho Carmem Florença e da defensora pública Maria Clara Morais Porfírio, os participantes assistiram a palestras educativas sobre violência contra a mulher, ministradas pelas assistentes sociais Elisangela Feitosa e Debora Carmo, pela psicóloga Geovana Zuim, pelo cabo da Polícia Militar Elton Raul e pelo delegado da Polícia Civil, Felipe Pereira.