Com a participação de cerca de 2 mil atletas, o que faz da competição a maior de esporte amador de Mato Grosso do Sul, começou neste sábado, 20 a 39ª edição da Mirancopa.

O Ginásio de Esportes Guilherme Maidana foi o palco da já tradicional cerimônia de abertura da Mirancopa que contou com o desfile das 85 agremiações que participarão das várias modalidades dos esportes que serão disputados durante a Mirancopa 2023: futebol de salão, voleibol de areia e de quadra, basquetebol, atletismo, xadrez e sinuca.

A cerimônia de abertura lotou o Ginásio e os organizadores precisaram colocar um telão do lado de fora, para o público externo à arena esportiva. Na quadra, com as presenças dos representantes das agremiações, a atleta Rebeca Lopes, 24 anos, fez o juramento do atleta.

O tradicional acendimento da pira olímpica ficou por conta de Francisco Evangelista de Souza, o Ferinha.

“O incentivo ao esporte é uma prioridade em nossa gestão. Porque ele promove cidadania, qualidade de vida e opção de lazer saudável para todaa família. Quero agradecer a todos os organizadores”, disse o prefeito , durante a solenidade.

O diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul), Herculano Borges, participou da cerimônia, representando o governador Eduardo Riedel (PSDB).

“Olhando as crianças que participam desta cerimônia é a certeza da continuidade da tradição do esporte mirandense”, afirmou André Vedovato (PDT), presidente da Câmara Municipal de Miranda, que falou representando os vereadores presentes na cerimônia: Francisco Medeiros (PSDB), Sibeli Faustino (PTB), Emiliano Martins (PT), Elange Ribeiro (PSD), Marcão (PSDB), Nilton Medeiros (PDT), Ronaldo Lisboa (PDT), Dayalen Roas (PSDB).

“Agradecemos ao empenho do prefeito Fabinho pelo incentivo ao esporte”, disse Dino Manoel da Silva, secretário Municipal de Esporte e Lazer.

A cerimônia de abertura da 39ª Mirancopa prestigiou talentos locais, com apresentações da banda Asa Branca, da Escola Estadual dona Rosa Pedrossian; do grupe de dança da Aldeia Lalima, da Escola Municipal Indígena Polo Presidente João Figueiredo; do Grupod e Dança da Escola Municipal Urbana Waldemar João de Souza; da Fanfarra da Fundação Bradesco, escola de Bodoquena; do grupo de dança representado escolas municipais rurais; do grupo de capoeira do projeto Cedica (Centro de Desenvolvimento Integrado da Criança e do Adolescente).

Durante todo o evento, foram realizados sorteios de brindes doados por autoridades e personalidades, em alusão a maio ser o mês das mães.