Pacientes mirandenses que necessitam de atendimento de especialistas poderão, a partir de agora, se consultar com especialistas ligados ao renomado Hospital Israelita Albert Einstein, sem precisar sair de Miranda.
.
O serviço está disponível na ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Nossa Senhora Aparecida por meio da implantação do projeto Telemedicina, em parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de Mato Groso do Sul.
.
Apenas alguns municípios de MS foram contemplados pela iniciativa e Miranda é um deles.
.
Com a Telemedicina, o paciente é encaminhado para o ESF Aparecida. Lá, em uma sala de consultas, ele é acompanhado por um médico local. Com os novos equipamentos adquiridos pela Prefeitura, como computadores, é realizada uma videochamada com o especialista do Albert Einstein, de São Paulo. Este especialista já terá em mãos possíveis exames do paciente, enviados para o médico via online, pela equipe da Secretaria de Saúde.
.
Para a coordenadora da Central Municipal de Regulação de Vagas, Reika Oliveira, o novo serviço ajuda a diminuir as filas de espera por especialidades e agiliza o atendimento dos pacientes.
.
“A gente consegue lançar uma consulta e já ter uma data agendada, o paciente já sai agendado de lá, com data e hora marcada”, explica Reika.
.
As especialidades disponíveis pelo serviço de Telemedicina da Prefeitura de Miranda são cardiologia adulta e pediátrica, endocrinologista adulto e pediátrico, neurologista adulto e pediátrico, pneumologista, psiquiatra e reumatologista.
.
Para se consultar, o paciente deve procurar, primeiro, o posto de saúde de seu bairro. Lá, o médico avaliará a necessidade de encaminhamento e para qual especialidade o paciente deverá ser encaminhado.
.
“Este é mais um serviço que oferecemos na nossa meta de melhorarmos o atendimento da saúde dos mirandenses”, afirmou o prefeito de Miranda.
.
O PROJETO
.
o TeleAMEs, parceria do governo do estado, busca ampliar o acesso dessa população ao atendimento especializado por meio de teleinterconsultas entre o profissional médico generalista da localidade com profissionais contratados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, evitando o deslocamento desnecessário do paciente e reduzindo o tempo de espera em filas de atendimento.
.
O projeto busca melhorar a qualidade da assistência, reduzir os tempos de espera, melhorar a satisfação do usuário, reduzir o número de transferências desnecessárias de pacientes e, consequentemente, aprimorar a alocação de recursos para melhorar a saúde geral da população.
.
Neste programa, quando o médico da UBS participante encaminha um paciente a uma das especialidades mencionadas anteriormente, é agendada uma teleinterconsulta com o especialista do Einstein. Em conjunto com médico local e paciente, ele fornece as informações relevantes para a condução do caso, baseadas em protocolos clínicos validados internacionalmente, adaptados para considerar a realidade dos recursos disponíveis no local.
.
Esse processo cria um ciclo virtuoso, em que o médico generalista obtém uma resposta direta e interativa, podendo tirar suas dúvidas e, com o tempo, passar a lidar com casos semelhantes de forma autônoma. Isso torna a atenção primária mais eficiente e resolutiva, com cada vez menos encaminhamentos inadequados e maior empoderamento da equipe de saúde local. Evita-se ainda os altos custos de deslocamento para tratamento fora do domicílio.