Está tendo insônia, se irritando facilmente, comendo pouco ou em demasia? Você pode estar passando por problemas de saúde mental como a ansiedade, por exemplo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais ansioso do mundo. AOMS aponta que, no país, 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade.

Os dados sobre a importância da saúde mental estão ganhando destaque neste mês de janeiro, pela campanha Janeiro Branco, um movimento dos profissionais da saúde para chamar a atenção para o tema.

Para a psicóloga Luciana Bispo, que atua em Miranda, algumas das condições da vida moderna trazem sofrimento e angústia para as pessoas como, por exemplo, o excesso de circulação de informações, que geram ansiedade, ou mesmo, algo mais antigo mas que tem sido discutido muito nos últimos tempos, os tais relacionamentos tóxicos.

"É preciso identificar os gatilhos que geram angústia", diz Luciana, que é uma das profissionais envolvidas na realização da campanha Janeiro Branco em Miranda.

Em 2023 o Janeiro Branco tem como tema "A vida pede equilíbrio". "A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos", diz a secretária Municipal de Saúde e Saneamento de Miranda, Rosemeire Lopes de Souza

A Secretariade Saúde da cidade está realizando ações de educação sobre a a relevância da saúde mental na vida dos pacientes. Na terça-feira, 24, a ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aldo Bongiovanni.